Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the themeisle-companion domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/vini7849/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Vinicius Miguel defende a interiorização do ensino para aumentar o número de vagas e garantir a todos o acesso à educação - Vinicius Miguel
Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Vinicius Miguel defende a interiorização do ensino para aumentar o número de vagas e garantir a todos o acesso à educação

Vinicius Miguel defende a interiorização do ensino para aumentar o número de vagas e garantir a todos o acesso à educação

A interiorização da universidade está entre as principais propostas de Vinicius Miguel, candidato a Deputado Federal pelo PSB, para a educação. Isso porque, além de possuir mais de 10 anos de experiência como professor, ele acredita que todos e todas devem ter acesso ao ensino fundamental, médio, técnico e superior de qualidade e gratuito.

“Quando falamos em políticas de interiorização do ensino superior, estamos falando sobre a expansão da universidade para atender o interior do país e democratizar o ensino para os mais diversos grupos da sociedade”, explicou Vinicius Miguel.

Em 2003, existiam no Brasil 43 campi de universidades federais concentrados no Sudeste, no Sul e no litoral. No ano de 2010 este número subiu para 230 com a adoção de programas de expansão das universidades federais pautados na desconcentração regional e no crescimento interiorizado. Entre 2002 e 2012, as políticas públicas de interiorização do ensino também permitiram que o número de institutos federais saltasse de 140 para 259.

Esse investimento em educação abriu mais vagas, contribuiu para movimentar a economia, aproximou a universidade da sociedade e permitiu a inclusão de grupos antes pouco representados no ambiente acadêmico, como indígenas, negros, moradores da periferia, camponeses e muitos outros.

Em Rondônia houve uma tentativa de implementar um processo de interiorização da universidade federal movido pelo Movimento Pró-Nova Universidade Federal em Rondônia, que dez anos atrás reuniu professores e pesquisadores em um grupo no Facebook para discutir como colocar essa medida em prática no estado.

Após conquistar mais apoiadores com o passar dos anos, o processo foi levado para o Ministério da Educação em 2016 para pedir desmembramento da Universidade Federal de Rondônia e inaugurar uma universidade que contemplaria os campi de Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. 

Por conta da crise política e econômica que tomou o Brasil, o projeto de criar uma universidade no interior de Rondônia ficou interrompido. “Para que esse projeto se concretize precisamos de políticos comprometidos com a educação, como é Vinicius Miguel”, acrescentou o professor Gilberto Ribeiro, que participou ativamente do Movimento Pró-Nova Universidade Federal em Rondônia.

“Todos os que sonham com uma universidade própria no interior de Rondônia podem contar com meu apoio”, finalizou Vinicius Miguel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version