Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the themeisle-companion domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/vini7849/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Estudo revela discriminação estrutural contra pessoas com HIV/AIDS no Brasil - Vinicius Miguel
Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Estudo revela discriminação estrutural contra pessoas com HIV/AIDS no Brasil

Estudo revela discriminação estrutural contra pessoas com HIV/AIDS no Brasil

Um recente estudo conduzido por Vinicius Valentin Raduan Miguel, doutor em Ciência Política e professor da Universidade Federal de Rondônia, apresenta um pouco da realidade de discriminação estrutural contra pessoas com HIV/AIDS no Brasil. 

Com o título “HIV/AIDS, Direitos Humanos e Discriminação Estrutural: elucidando relações, possibilitando resistência”, o estudo analisa as inter-relações entre HIV/AIDS, direitos humanos e discriminação estrutural.

De acordo com Vinicius Miguel, a pesquisa destaca as restrições impostas a indivíduos com HIV/AIDS no acesso a cargos públicos no Brasil, revelando violações sistemáticas e repetidas dos direitos humanos fundamentais. “O estudo enfatiza a persistência da discriminação, exclusão e estigmatização, afetando negativamente a autoimagem, saúde mental e adesão ao tratamento das pessoas com HIV/AIDS”, enfatiza.

Em suas próprias palavras, o autor do estudo destaca a gravidade da situação: “Estamos confrontados com um repertório de práticas que atacam diretamente os alicerces da dignidade humana. Direitos humanos fundamentais à cidadania, igualdade, privacidade e intimidade, assim como o direito ao trabalho e à não discriminação, são violados repetidamente e de forma sistemática em diversas unidades federativas e pela própria União Federal.”

O estudo também aponta para a ineficácia de iniciativas da sociedade civil e órgãos de controle externo em reverter essas práticas discriminatórias, indicando a necessidade urgente de uma legislação federal específica que proíba tais restrições.

Além de apontar as complexas dinâmicas entre HIV/AIDS, direitos humanos e discriminação estrutural, a pesquisa destaca a urgência de ações concretas para promover a igualdade e a inclusão no Brasil.

Publicado na “Revista Caribeña de Ciências Sociais,” que tem sede em Miami, Flórida (EUA), o estudo pode ser acessado através do link https://abre.ai/h02b

SOBRE VINICIUS MIGUELAdvogado especialista em direitos fundamentais e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciência Política.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version