Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the themeisle-companion domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home2/vini7849/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
Pessoas com HIV/AIDS ainda enfrentam discriminação em concursos públicos no Brasil - Vinicius Miguel
Avançar para o conteúdo
Início » Blog » Pessoas com HIV/AIDS ainda enfrentam discriminação em concursos públicos no Brasil

Pessoas com HIV/AIDS ainda enfrentam discriminação em concursos públicos no Brasil

Um estudo recente, conduzido por Vinicius Miguel, doutor em Ciência Política e pesquisador da Universidade Federal de Rondônia, aponta que pessoas com HIV/AIDS enfrentam discriminação em concursos públicos no Brasil.

O autor do estudo, também advogado especializado em direitos fundamentais, denuncia essa prática como um atentado aos princípios de igualdade, direito ao trabalho, não discriminação e acessibilidade.

“No Brasil, a admissão ao serviço público se dá por meio de concursos públicos, mas nos últimos anos, diversos editais incluíram regras discriminatórias, barrando a participação de indivíduos com HIV/AIDS”, destaca.

De acordo com Vinicius Miguel, o próprio estado brasileiro possui normas que criminalizam a discriminação, conforme estipulado na Lei 12.984, de 2 de junho de 2014, que define o crime de discriminação contra portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e pessoas com AIDS. 

“No entanto, a mesma norma penal é negada em eficácia e se torna uma letra não aplicada às discriminações impostas pelo Poder Público. Isso recria a categoria do anormal, dos leprosos ou dos insanos, a serem segregados e removidos dos espaços públicos”, salienta.

O pesquisador destaca casos de 2022, nos estados do Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Rondônia, onde concursos públicos impuseram restrições a pessoas com HIV/AIDS. 

“Em anos anteriores, também foram encontrados inúmeros dispositivos editoriais com proibições a pessoas com HIV/AIDS e/ou Hepatite, configurando um padrão generalizado de discriminação estrutural e indicando a necessidade urgente de uma legislação federal específica que proíba tais restrições”, acrescenta.

Publicado na “Revista Caribeña de Ciências Sociais,” que tem sede em Miami, Flórida (EUA), o estudo completo pode ser acessado através do link https://abre.ai/h02b

SOBRE VINICIUS MIGUELAdvogado especialista em direitos fundamentais e professor da Universidade Federal de Rondônia, Vinicius Miguel é especializado em Administração Pública, mestre em Política Internacional e doutor em Ciência Política.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version